Bem-vindo

Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

No Rio, Educação continua em crise

Mais uma vez, os professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro ameaçam entrar em greve. Mais uma vez, a reivindicação é por salários justos. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), hoje o piso salarial de R$ 431,00 é um dos mais baixos do país. Ainda segundo o SEPE, a Educação está há mais de 11 anos sem reajuste.
Vale registrar que nesse período, todos os anos os professores entram em greve. Em alguns casos por seis meses ou mais, sem que as aulas sejam repostas e sem que os alunos tenham direito a qualquer tipo de defesa.
O Estado paga mal. Os professores entram em greve. Os alunos sofrem os prejuízos e parece que no País não existe ninguém capaz de arbitrar o conflito entre professores e Estado, garantir o direito dos alunos à Educação e, o fundamental, preparar nossos futuros cidadãos.
A reivindicação dos professores é justa, sem dúvida. Os sucessivos governos não explicam porque pagam tão mal aos profissionais de ensino. E as grandes vítimas continuam sendo os alunos, penalizados por professores e Estado, sem direito a uma Educação que lhes permita ter um futuro melhor.
Está na hora de sindicalistas, professores, alunos, pais e políticos encontrarem uma solução que garanta aos jovens, em sua maioria de baixa renda, o direito de completarem o 2º Grau e terem acesso a uma faculdade que lhes abra a porta do conhecimento e da esperança.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

O guardião do espaço...

O guardião do espaço...
No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).