Bem-vindo

Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Brasil, um país possível

O Brasil é um exemplo cruel de desigualdade social, apesar dos avanços desses últimos quatro anos, quando o Governo do primeiro presidente operário da história brasileira investiu maciçamente no atendimento às comunidades mais carentes, com programas como o Bolsa Família e o Luz para Todos.
Nós, trabalhadores, temos enfrentado em todos os níveis uma luta contra um modelo neoliberal que despreza tanto a idéia de um Estado Nacional como as lutas populares, pregando mesmo o seu fim.
Nesse sentido, o movimento sindical tem evoluído na compreensão de que a antiga idéia de um socialismo que preconizava a abolição da propriedade privada e dos meios de produção, confundida na maioria das vezes com estatização total, aponta hoje para a construção de formas de propriedade privada sob controle estatal e, sobretudo, de mecanismos de regulação que possam direcionar o crescimento da economia em benefício da maioria.
Hoje, alguns desafios estão em pauta e ganham destaque midiático:
Meio Ambiente
Na contramão do projeto neoliberal e de suas concepções tradicionais de desenvolvimento, os movimentos sociais conseguiram colocar na pauta das principais nações do mundo a questão do meio ambiente e o Brasil não pode ficar de fora nessa história.
Questões como o aquecimento global, novas formas de geração de energia, proteção da biodiversidade e patrimônio genético entraram na pauta de discussão em todo o planeta, preocupando tanto aos países mais ricos do mundo como aos países em desenvolvimento, porque terão influência na sobrevivência do mundo.
Luta Sindical
O mundo do trabalho tem passado por diversas transformações, algumas visíveis e outras ainda ocultas pela incapacidade de fiscalização do Estado.
A automação causou grande impacto sobre o número de trabalhadores em atividade, sem dar resposta à sociedade às suas conseqüências imediatas, entre elas o aumento do desemprego e da informalidade da economia.
Diante desse panorama, ganham espaço na pauta sindical temas como a redução da jornada de trabalho e as modificações qualitativas das condições e dos locais de trabalho, contrapondo ao modelo neoliberal — que só visa o lucro imediato — a visão de que a valorização da vida e o conceito de responsabilidade social ganham importância a partir de tais mudanças.
O Brasil é hoje referência no novo quadro mundial devido às suas riquezas naturais e à posição de destaque da Amazônia como repositório da biodiversidade.
A agenda sindical não pode se prender às bandeiras dos anos 80, mas deve ser atualizada permanentemente, em busca da garantia de que a força de trabalho seja considerada sempre que se pensar em avanços econômicos, que não podem prescindir dos aspectos sociais.
O Brasil é o país do futuro e a classe trabalhadora tem que estar entre as prioridades de sua agenda de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

O guardião do espaço...

O guardião do espaço...
No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).