Bem-vindo

Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Você pode inutilizar seu celular roubado

A notícia vem circulando pela Internet e, se confirmada, pode se constituir num dos casos mais escandalosos de crime contra o consumidor.
Mas vamos por etapas. Pegue seu celular e disque *#06#. Pronto! No visor do aparelho surge um número de 15 dígitos. Esse número é o número de série do seu celular, anote-o num papel e guarde-o.
Em caso de roubo ou extravio do aparelho, ligue para a sua operadora informando o número de série. Com isso, serão bloqueados o chip e o próprio aparelho, tornando-o inútil.
Se vc não tiver em mãos o número de série, basta que o ladrão troque o chip para continuar utilizando impunemente o aparelho roubado.
Agora você como eu deve estar se fazendo uma pergunta: Por que, afinal de contas, as operadoras não nos dão essa informação?
Na verdade, o roubo de celulares é um grande negócio. O ladrão repassa o aparelho por um preço ínfimo e o receptador troca o chip reutilizando o aparelho. Quem foi roubado, por sua vez, tem de comprar um novo aparelho e é o único perdedor nessa história. Ganham o fabricante, que vende mais um aparelho, a operadora, que vende mais um chip, o ladrão, que revende o aparelho, e o receptador, que compra por uma mixaria um celular que não teria condições de comprar normalmente.
Você, que comprou seu celular com o dinheiro honesto do seu salário, na linguagem dos marginais das ruas e também dos engravatados: perdeu!

2 comentários:

Unknown disse...

Antes q eu soubesse esse numero de imei, meu cel foi roubado então qual o proximo passo?

Conspiração Democrática disse...

Agora, nada. Mas passe essa dica para seus amigos e não se esqueça de anotar o número de série do seu aparelho.

O guardião do espaço...

O guardião do espaço...
No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).