Bem-vindo

Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A falsa democracia da Internet

Os períodos ditatoriais porque passou a nossa ainda jovem República deixou marcas indeléveis em nossa sociedade.
Maior exemplo disso está nos grupos de discussão da Internet, que tem sido cantada em prosa e verso como a saída para a democratização da comunicação.
Não é bem assim.
Seja qual for a comunidade, a "democracia" fica na dependência do "moderador" ou dono, como bem explicita o Orkut, por exemplo.
Há casos de "moderadores" que omitem postagens e/ou ameaçam quem "discorda" de certos elementos do grupo ou comunidade, adotando métodos fascistas de exclusão e/ou exposição ao ridículo de quem discorda da "linha" adotada pela comunidade.
Agora, tentem imaginar se um imbecil desses fosse o editor de um grande jornal.
Comunidades com um número ínfimo de integrantes (menos de mil é brincadeira) acham que atemorizam governos em nível municipal, estadual e até federal.
Há interidiotas que "exigem" resposta de prefeitos, governadores, ministros e do presidente da República a suas postagens, como se estas tivessem o poder de abalar governos e promover revoluções.
A Internet está longe de ser democrática, muito pelo contrário.
Dificilmente um grupo exerce plenamente a democracia.
Postagens "diferentes" são colocadas de lado ou em cheque, como se quem tem a liberdade de discordar fosse um pária ou um traidor.
Isso sem falar no conteúdo, em sua maioria deplorável. Pobre Camões que um dia cantou aos quatro ventos que "Não morrerá, sem poetas nem soldados, A língua em que cantaste rudemente. As armas e os barões assinalados."
Se não morreu, sofreu agressões inimagináveis pelo poeta.

Nenhum comentário:

O guardião do espaço...

O guardião do espaço...
No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).