Bem-vindo

Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Machismo fatal

A divulgação pela grande imprensa de recomendação do Instituto Nacional de Câncer (Inca) desaconselhando os homens a fazerem exames de toque retal e PSA (sangue) como rotina para o diagnóstico precoce do câncer de próstata fez a alegria dos machões de plantão.
Mas hoje (25 de novembro), o diretor geral do Inca, Luiz Antonio Santini, disse que a divulgação da nota foi um equívoco, mas o estrago já estava feito.
Segundo informações do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), José Carlos de Almeida, pacientes desmarcaram consultas imediatamente após a divulgação da nota do Inca, que indicava exames apenas a quem apresentasse sintomas (sangue na urina, necessidade freqüente de urinar, jato urinário fraco, dor ou queimação ao urinar).
Almeida explicou que o homem deve fazer o exame a partir dos 45 anos, caso não tenha histórico familiar desse tipo de câncer, e aos 40, se tiver.
É pena que o machismo ainda presente na sociedade brasileira leve a maioria dos homens a evitar esse tipo de exame, resultando em milhares de óbitos precoces, que poderiam ser evitados com mais informação e menos preconceito.
Em pleno século XXI, é lamentável que se mate por amor, que se sofra por desinformação e que se morra por absoluta ignorância.

Nenhum comentário:

O guardião do espaço...

O guardião do espaço...
No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).