Espaço para discutir ética, política e vida! O Conspiração Democrática continua antenado para discutir o Brasil e o mundo. Aqui são permitidas postagens para que outras pessoas possam emitir suas opiniões. Definitivamente, todo e qualquer espaço que surja como alternativa ao que se publica hoje na mídia brasileira é válido. Entre, a casa é sua. E o espaço é nosso. Comente, concorde, discorde, dê uma outra opinião. Afinal, democracia se constrói no dia-a-dia.
Bem-vindo
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Os últimos foram ultrapassados
Preparai o coração, botafoguenses - Botafoguense unido, sofre unido. Saiu Bebeto e entrou Maurício Assumpção com a promessa de investir pesado nas divisões de base. Mas até agora nada. O que esperar de um time cuja atração maior é esse tal de "Loco" Abreu. O cara é um parasita que fica parado os 90 minutos. De loco ele não tem nada, já de esperto.
Ai, ai, ai, Dilma - O ministério de Dilma não é nada, não é nada, não é nada de novo mesmo. Mas os jornais de hoje anunciam que ela quer porque quer uma mulher à frente do Ministério dos Esportes. Vá entender. E não é pra entender mesmo. Num país em que nada se explica, tudo se confunde.
Faça amor, não faça guerra - E não é que no Complexo do Alemão pacificado a primeira loje informal a colocar os papéis em dia foi uma sexy shop? Tá na mídia que, enquanto isso, fecha os olhos para as dezenas de bandidos que fugiram e para as armas antes exibidas e agora desaparecidas. Que coisa, hein? Pelo visto, a máxima da mídia é "Tá confuso? Faça sexo".
Vale tudo! - E diante das seguidas perdas de audiência de sua programação, a Globo anuncia a 11ª edição do BBB. Mais um desfile de bumbuns que depois serão vendidos em bancas de jornais e vídeo. Quem sabe sai mais uma atriz? Falar nisso, onde estão os participantes das edições anteriores?
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
É quase Natal, mas não dá pra segurar...
House - A série exibida no Universal Chanel é um mergulho no universo humano. Vale a pena dar uma conferida, mas cuidado: vicia. Felizmente, esta série dá demonstração de que a inteligência ainda tem lugar na telinha.
Estamos seguros? - Pois é, a falta de debates pela grande imprensa leva a grande maioria a pensar que o Rio virou uma maravilha. Menos. Saúde, transportes e Educação estão uma vergonha. É preciso melhorar e muito. Até porque o Rio merece gestores mais cientes de seus deveres e menos preocupados com os efeitos midiáticos.
O ministério Dilma - A mídia quer influenciar, mas Dilma tem demonstrado personalidade, mesmo lidando com as raposas viciadas em cargos do PMDB. Mas a mídia parece torcer contra. Não vejo um comentário baseado em fatos e/ou em biografias, mas, sim, em pré-conceitos. Infelizmente, a mídia, também, é viciada.
E o Natal tá chegando - Eu não posso deixar passar em branco, até porque todo mundo acaba contagiado pelo clima de alguma forma. Feliz Natal a todas e todos e um 2011 de lavar a alma.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Pisando em estrelas...
E tinha tudo para ser.Era 21 de novembro de 2010 e o Botafogo vivenciava uma situação de que a muito não desfrutava, tendo possibilidades reais de chegar à Libertadores.
Antes do jogo, o clima era de já ganhou com reportagens em tempo real em que os torcedores na arquibancada previam fácil vitória por dois ou três gols de diferença sendo exibidas no telão, enquanto se anunciava show de Michael Sullivan.
E veio o show em que as músicas do excelente compositor Michael Sullivan eram divididas com exaltação ao time e prenúncio de uma vitória dada como certa.
O jogo começou e a primeira jogada de perigo foi do Internacional, com um Botafogo sem meio de campo e sem ataque, e Loco Abreu sem tocar na bola.
Não vou discorrer sobre todo o jogo, porque todo mundo já sabe da vitória do Inter por 2 x 1 e da apatia de um time em que o único que se salvou foi Alessandro, que mostrou garra, disposição, atitude e amor à camisa.
Enquanto Joel ainda acredita na classificação do Botafogo para a Libertadores e espera por um milagre e a combinação de resultados eu já estou pedindo a contratação urgente de reforços para 2011 porque futebol não vive só de marketing.
De tudo ficou o reencontro com as amigas Antonia e Efigênia.
E, por falar nisso, cadê as fotos Efigênia?
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Bial vota Dilma
Bial vota Dilma
Pedro Bial
O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que um filho seu não foge à luta. Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada história brasileira. Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, colocaram o rabinho entre as pernas e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas
belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena.
Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa.
Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora.
Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!
Pedro Bial, jornalista.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Faltou pegada!
No segundo turno, Dilma tem que encontrar o povo, sair às ruas, cabalar votos e sorrir, muitas e muitas vezes.
Se Lula tomar a frente e continuar sendo o único cabo eleitoral de Dilma, a impressão de que ela não tem vontade própria (o que não é verdade) vai ser usada pela matilha de Serra ad nauseam.
Dilma tem de mostrar a cara todo dia, mas mudar os cenários.
Chega de falar de Brasília, como se já eleita fosse.
Não foi.
Agora, é calçar as sandálias da humildade e ir pras ruas, sem buscar desculpas pela má vontade da mídia que todo mundo sabe que é tucana (até o Popó da novela das oito da Globo).
Tá na hora de Dilma ser mais PT e menos burocrata!
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Eleições 2010: falta conteúdo!
Todo mundo fala em desenvolvimento, mais emprego, mais saúde, mais escolas, mais isso e mais aquilo. Mas como vamos chegar ao nirvana?
A classe política ainda não entendeu (ou não quer entender) que o cinismo existente em Brasília espalhou-se de forma avassaladora pelo País.
Houve um tempo em que havia diferença entre militante político e cabo eleitoral.
Militante era quem ia para as ruas defender idéias e projetos em busca de mudanças.
Cabo eleitoral era quem defendia seu emprego, ou fazia por onde para conseguir uma colocação na máquina estatal municipal, estadual ou federal.
Agora, tá tudo muito igual.
Direita e esquerda? Já era!
O que conta é dinheiro no bolso.
Quando aparece alguém na rua empunhando material político de um candidato, é essa gente desanimada, carregando um fardo pra receber algum. Independentemente de partido, tá tudo muito igual.
Debate? Isso é coisa do passado.
Agora, é pau contra pau. Pedra contra pedra.
O candidato do partido A ataca o candidato do partido B, ou C, ou D. Que, por sua vez, contra-ataca lembrando os podres do(s) outro(s) candidato(s).
É uma mesmice só.
E o horário político gratuito ainda nem começou.
E aí vai ser a mesma lenga-lenga de sempre sem convencer ninguém e obrigando a maioria a desligar o rádio ou a TV em busca de uma alternativa cada vez mais difícil, porque rádio só toca quem paga jabá ou divulga quem dá algum por fora e TV só procura um escândalo atual que substitua o escândalo anterior, ad nauseam.
Eu conheço algumas histórias de vida interessantes e é baseado nelas que vou depositar meus votos (pra deputado estadual e federal, senador, governador e presidente) no dia 3 de outubro de 2010.
Depois, é rezar pra Deus.
Porque a esperança de hoje quase sempre é a desilusão de amanhã.
Até porque tá tudo muito igual.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
A volta dos que não foram
Há pouco, casos como os de Bruno e da procuradora que espancou a menina que pretendia adotar já teriam caído no esquecimento, com a conivência da grande imprensa.
Agora não dá mais.
Porque existem blogs como este e corações ávidos por justiça que soltam o verbo pela Internet.
E o grande diferencial das eleições de 2010 pode ser justamente este.
A Internet deu voz àqueles que não suportam mais a mesmice verborrágica e mentirosa da grande imprensa e estão fazendo a sua própria comunicação.
Aliás, esta postagem tem base justamente nisto. No desejo de dizer que continuo trazendo no peito a esperança que me move no sentido de um mundo mais justo social e economicamente.
Estamos na área e vamos continuar uma luta que jamais abandonamos.
Podemos até ter divergências, mas sei que você, como eu, quer um Brasil à altura da expectativa de milhões de brasileiros que ainda clamam por justiça, educação, saúde e paz, porque amor no coração a gente tem pra dar e vender.
sábado, 5 de junho de 2010
Poemete
De repente, as letras não formam palavras
Não há perguntas, nem respostas
Apenas o silêncio!
E o pior é que isso basta!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
O vôo dos imorais

sexta-feira, 21 de maio de 2010
Tiros, decepções e esperanças...
O "Império do Amor" caiu no Chile, onde o Flamengo venceu a partida contra a Universidad de Chile por 2 x 1, mas não levou porque havia perdido a primeira partida por 3 x 2 em pleno Maracanã. Agora espera-se de Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, atitudes para mudar o rumo que o futebol profissional tomou no clube. Com salários de R$ 650 mil e R$ 450 mil, respectivamente, Adriano e Vágner Love frequentam mais as páginas policiais que as esportivas. Quanta decepção!
Enquanto isso, jornalistas de todo o País reclamam de Dunda por ter adotado uma posição altamente profissional na Seleção Brasileira. Moleques, descompromissados e quem frequenta páginas policiais não foram convocados. Meus parabéns a Dunga e pêsames à grande imprensa por pisar na bola e defender o indefensável. Com Dunga, ainda resta uma esperança!
terça-feira, 30 de março de 2010
Perto das nuvens...
Falo isso porque hoje vi o velho sindicalista distribuindo panfletos à porta da empresa. A cada um que entrava, uma palavra de incentivo e/ou convocação para a Assembléia (aliás, fórum democrático mesmo em que todos têm direito a voz e voto).
Mesmo sem ver o conteúdo do panfleto citado, vale o espírito juvenil do velho sindicalista. Exemplo a ser seguido por aqueles que sufocaram seus sonhos e hoje se contentam em sobre(viver).
Se o velho sindicalista ainda tem esperanças, por que não eu?
quarta-feira, 24 de março de 2010
Os Nardoni

Intrigado com as claras tentativas de proteger os autores, criando-se o factóide de uma terceira pessoa na cena do crime, fato desmentido pelas provas técnicas e pela inexorabilidade do tempo.
Rejeição, porque meu senso de humanidade recusa acreditar que um pai permita que matem sua filha e, mais que isso, tente encobrir o crime de todas as maneiras.
O caso está em julgamento, mas eu gostaria de saber a sua opinião, até pra me situar, porque confesso que ainda estou com aquela sensação de "isto não é possível".
quinta-feira, 18 de março de 2010
100 anos da vírgula

Ela pode sumir com seu dinheiro.
Pode criar heróis..
A vírgula muda uma opinião.
*SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...*
terça-feira, 16 de março de 2010
A guerra midiática contra o PT
Ao final do texto ele sugere "cinco tarefas" aos internautas para responder aos ataques da direita. Veja abaixo a íntegra do texto:
Operação “Tempestade no Cerrado”: o que fazer?
por Mauro Carrara
(O PT é um partido sem mídia... O PSDB é uma mídia com partido).
Quem está por trás
O conteúdo
Crimes anônimos na Internet
O que fazer
Quem tem coragem de amar?
Esta é a desgraça do século XXI.
Passamos dos sambas-canções do amor rasgado de Lupiscínio Rodrigues ("Você sabe o que é ter um amor, meu senhor, e por ele quase morrer...") aos raps despurados que pregam ("Tira a calcinha e senta...") ou coisas piores.
Cada menino que perambula pelas ruas das grandes cidades, cheirando cola ou puxando crak é resultado de uma família desfeita ou de uma não família (caso de seres que nascem de uma relação, digamos, "casual") das ficadas de bailes funks ou raves da vida.
Apesar dos avanços científicos e do aumento da expectativa de vida, nossos jovens vivem cada dia como se fosse o último, à procura de prazeres que passam longe da dignificação da vida humana.
Será que desaprendemos a amar?
Será que a permissividade nas relações nos tirou o romantismo de dizer "eu te amo"?
Isso, obviamente, tem reflexos na nossa política, povoada de políticos sem referência, sem caráter, sem projetos, mas dotados de uma infinita sede por dinheiro ilícito que vai lhes proporcionar os prazeres que só o dinheiro pode comprar.
quarta-feira, 10 de março de 2010
A adulação a Obama, a crítica a Lula e o silêncio conspiratório

A preocupação com Obama
Chega a ser tragicômica a preocupação da Globo com a saúde de Barack Obama. Tudo porque médicos detectaram que o nível de colesterol do presidente americano está acima do recomendável. A matéria termina com a singela pergunta de um repórter a Obama a respeito de sua saúde e com a resposta deste em tom de rara intimidade de que só precisa controlar o colesterol.
A crítica sistemática a Lula
Apesar de seguidas pesquisas demonstrarem que a cotação de Lula diante do eleitorado só faz subir, essa mesma grande imprensa teima em pegar no pé do presidente brasileiro. Será que é questão do idioma? Agora, querem porque querem que Lula se meta nas questões internas de Cuba. Claro que não há nenhuma crítica ao fato de os americanos promoverem há décadas um boicote criminoso contra a ilha.
O silêncio diante dos tucanos
Enquanto critica Lula e Dilma por inaugurarem obras de interesse da população, a grande imprensa se cala diante do factóide de José Serra, que “inaugurou” uma maquete em Santos da ponte que ligará as cidades de Santos e Guarujá e que deve levar anos para ser concluída. E tem mais, a grande imprensa critica a frase de Lula sobre o assunto, quando o presidente diz que “tem gente inaugurando até maquete”. Ora, mas não é verdade?
Vem mais por aí
Aviso aos petistas: preparem-se! Estamos em ano eleitoral e a grande imprensa vai fazer de tudo para combater a candidatura de Dilma Roussef à presidência da República. Não faltarão factóides e tentativas de dividir a base aliada. O PT não pode permitir que as questões internas do partido sejam discutidas e, o pior, pautadas pela mídia.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Para quem sabe ler...

O ditado popular diz que "um pingo é letra". Mas na grande imprensa o buraco é mais embaixo e o que não é dito vale muito mais do que é escrito.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Me engana que eu gosto
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
PT empossa nova direção municipal do Rio
Sabe com quem está falando?
Para a presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues “a brincadeira é de péssimo gosto. Além de legitimar o preconceito, o jornal em questão demonstra sua total falta de respeito com a comunidade LGBT. Ao invés de cumprir sua função social de informação e utilidade pública, o veículo passa por cima de décadas de luta tanto do Movimento Feminista como do Movimento LGBT a fim de ampliar o número de vendas do periódico. Lamentável e preocupante! O Arco-Íris enviará o Manual de Comunicação LGBT para os editores do jornal”
Ferramenta para uma imprensa mais justa
Recentemente foi lançado o Manual de Comunicação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na V Conferência Regional ILGA LAC. O evento contou com a presença do representante do Escritório das Nações Unidas no Brasil para Aids (UNAIDS), Pedro Chequer e dos jornalistas que participaram da elaboração do manual.
Trata-se de um guia para dirimir as dúvidas da mídia e da sociedade em geral sobre identidades de gênero e diversidade sexual, numa linguagem simples, direta e acessível.
O Manual se propõe a apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania LGBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados sem o conhecimento adequado, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas, no preconceito e na discriminação.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
BBBombou!!!
Faltou Luiz Sérgio
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Vitórias!
Unidos da Tijuca - Mais uma vez na história recente do Carnaval carioca, a vitória de uma escola de samba é creditada tão somente ao carnavalesco (neste caso Paulo Barros), deixando-se de lado as competências da bateria, de mestre-sala e porta-bandeira e demais integrantes.
Rubinho - A persistência de Rubens Barrichello é por si só uma vitória. Desacreditado no ano passado, quando muitos davam como certa a sua aposentadoria, ele deu a volta por cima, mas deixou a equipe e aposta em 2010 na Williams, que se foi vitoriosa no passado, há muito tempo não apresenta um carro confiável.
Esperança - De parabéns todos os brasileiros que venceram um 2009 de muitas interrogações e poucas respostas para entrar 2010 com muitas esperanças, que vão ser corroboradas ou não nas eleições que vão escolher deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Mangueira, sempre Mangueira!
domingo, 14 de fevereiro de 2010
O Carnaval, o Samba e o Sambista
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
A falsa democracia da Internet
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
A popularidade de Lula

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
A Educação carioca
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
O samba impede a passagem
O guardião do espaço...

No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana
Quem sou eu

- Conspiração Democrática
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).