A busca constante pela informação, obriga-me a assistir e a ler tudo que posso. Hoje (18-12-2007) eu cumpria minha obrigação profissional assistindo ao "Bom dia, Brasil" da TV Globo, quando assisti a uma reportagem que demonstra o quanto estamos nos afastando de nossa humanidade, esquecendo o fator humano e nos prendendo somente a números.
Os apresentadores chamaram reportagem do correspondente da emissora em Nova Iorque e o rapaz disparou a apresentar dados numéricos: "O comércio dos EUA apresentaram queda de vendas nesse Natal se comparadas ao ano anterior. Enquanto isso, as vendas via Internet aumentaram 22% no mesmo período. Será o prenúncio do fim do comércio convencional?" (Obviamente, não estou transcrevendo ipsis literis o que disse o repórter).
E mais não disse, nada lhe foi perguntado e não houve nenhum comentário dos apresentadores.
Enquanto amarrava os cadarços do tênis e me preparava para mais um dia de trabalho, fiquei pensando nos milhares de atendentes das lojas comerciais que podem perder seus empregos. Nos milhões de pessoas que deixarão de ter o contato humano com os balconistas de todo o mundo. De quantos namoros começaram numa simples ida a uma loja. Das discussões entre casais premidos entre os desejos e a realidade fria da condição econômica.
Enfim, fiquei pensando no distanciamento ainda maior entre os seres humanos que a supremacia do comércio virtual pode causar.
Fiquei pensando no contato humano, dos timbres, dos sons, da entonação que dão o verdadeiro sentido aos diálogos (por mais triviais que sejam).
Senti-me um dinossauro. Um sonhador lutando contra moinhos de vento, enquanto os números vão sendo repetidos à minha volta, sem levar em conta que somos mais que números, somos seres humanos.
Espaço para discutir ética, política e vida! O Conspiração Democrática continua antenado para discutir o Brasil e o mundo. Aqui são permitidas postagens para que outras pessoas possam emitir suas opiniões. Definitivamente, todo e qualquer espaço que surja como alternativa ao que se publica hoje na mídia brasileira é válido. Entre, a casa é sua. E o espaço é nosso. Comente, concorde, discorde, dê uma outra opinião. Afinal, democracia se constrói no dia-a-dia.
Bem-vindo
Você está em "Conspiração Democrática", o único blog que não censura as postagens de seus seguidores na Internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O guardião do espaço...

No meu local de trabalho num dos raros momentos de calmaria. O clik é do companheiro Claudionor Santana
Quem sou eu

- Conspiração Democrática
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Jornalista e escritor, com passagens por jornais como Última Hora, Jornal do Commercio, O Dia e O Globo, atualmente sou Assessor de Comunicação do Sintergia (Sindicato que representa os trabalhadores do Setor Elétrico do Rio de Janeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário